segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Feriado Nostálgico

Segundo o Aurélio, “nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido. É um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida”. Embora que hoje nesse 12 de outubro, dia das crianças e feriado de Nossa Senhora , eu tive a sensação de poder reviver.

Como era feriado e não viajei, fiz o que todos fazem quando ficamos em casa sozinhos e o resto da cidade viaja: assiste televisão. E foi incrível ver o quanto a TV é nostálgica para nos adultos nesses dias. Simplesmente a programação estava repleta com todos os filmes clássicos de sessão da tarde da minha época. Pude rever todos aqueles desenhos que eu corria da escola para conseguir assistir, foi sensacional. Confesso que fiquei com um pouco de pena das crianças de hoje em dia, acho que não tinha nada que elas conheciam.

A primeira surpresa que tive foi no sábado à noite, zapeando entre um canal e outro, o que eu acho?! Escola de Rock, sim, aquele filme com Jack Black. No domingo, sem surpresas, Procurando Nemo, tudo bem que eu não era criança quando lançaram, mas vai lá, é uma boa animação. Mas hoje tive a tal “saudade do tempo vivido” com certeza. Na sessão da tarde de hoje simplesmente passaram Peter Pan, e não foi qualquer versão, foi aquela de desenho animado original.

Nossa, nem piscava. Me vi que nem uma criança vendo TV, daquele jeito sentada com as pernas cruzadas e a almofada no colo, fitando a TV com toda a atenção do mundo.

Mas pensando um pouco mais sobre a nostalgia, percebi o quanto esse sentimento é prazeroso. Pois o interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui, como a sentimento da saudade.

Por exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade.

Enfim, são dias assim que fazem com que compreendemos melhor o significado de certas coisas na pratica e nos dão aquele gostinho de quero mais.

E viva as mídias televisivas, porque os anos podem até não voltar para sermos crianças novamente, mas ainda bem que existe reprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário