sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

TV Digital: a mesma coisa, mas com cara nova

Interessante esse novo formato de Tv que está se instalando. Pelo menos aparenta pela propaganda que está sendo feita do produto.
A Tv Digital está prometendo uma interatividade com o telespectador que nas antigas transmissões não era possível. Uma vez que com a tecnologia digital vamos poder gravar a programação para ver mais tarde, ver algo que perdemos por um instante ou até mesmo rever algo que gostamos.
Sem contar nas informações adicionais que teremos em tempo real de detalhes da programação ou até mesmo de alguns objetos em cena. Algo que a publicidade vai gostar muito, pois poderão vender os mesmo que gostamos e procuramos em lojas, mas agora ao alcance de um toque do controle remoto.
Com certeza é grande salto para a tecnologia. Afinal, chega de choviscos e interferências, mas aonde está a interatividade nisso tudo.
Porque de certa forma, poderíamos gravar as coisas antes para ver depois. Lógico que o trabalho era maior, tínhamos que conectar o vídeo cassete a tv e ligar aquele montes de cabos. Que mais tarde foi substituído pelo gravador de DVD, com os mesmos montes de cabos.
Daí me pergunto: e a programação? Como vamos poder interagir com ela se não temos opções?
Pois bem, nem o professor que ministrava a palestra de TV Digital que a Gazeta promoveu soube falar.
Eles apenas falaram que a programação estava sendo feita e que as possibilidades eram essas. Comentando em outra pergunta que produzir outras coisas geravam custos muito altos, e que, de certa forma, eles ofereciam uma programação longa.
Nessa hora senti que eles mesmos foram surpreendidos com as perguntas. Acho que não esperavam ser questionados "se as coisas iam continuar as mesmas" mesmo com a chegada da tecnologia digital.
Mas o que entendi mesmo de suas respostas foi que certas coisa se modernizam, impressionam os outros por ser novidade, mas no fundo continuam a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário