terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Por acaso

Esta semana estive pensando um pouco sobre o acaso.

De como ele chega e acontece.

Foi por acaso que eu consegui meu primeiro estágio... Que acabou virando meu primeiro emprego;

Que trabalhei com pessoas bacanas que se tornaram grandes amigos;

Por acaso que entre um intervalo e uma carona da faculdade me tornei amiga de professores. Que por acaso, acabaram me ensinando coisas que faculdade nenhuma ensina;

Foi por acaso que conheci meus grandes amigos, mas não por acaso que se tornaram;

Por acaso que entre duvidas e inquietações fiz o curso de jornalismo... E por acaso acabei me tornando uma profissional de RTV.

Fiquei um pouco triste em pensar que muitas coisas aconteceram tanto por acaso e não por certezas, ou melhor, por escolhas. Porque era como se eu não fosse uma pessoa capaz de me imaginar em situações e planejá-las. Teve vezes que até fiquei em conflitos comigo mesma, e dentre tantas conversar com amigos, Vanessa Maia certa vez me disse:"Para de querer tudo ao mesmo tempo agora. As coisas acontecem quando a gente menos espera".

Na época não me ajudou muito não, foi meio que falar para uma pessoa que acabou de ser chifrada para não ficar triste.

Mas depois vi que foi só uma idéia besta do acaso. Pois todas as situações aconteceram exatamente pela escolha de arriscar.

E no final vejo que foi uma das melhores coisas que me propus: poder arriscar.

Me possibilitou errar para aprender, podendo rir das situações depois que passavam. E quando acertando, poder ser reconhecido pelo que foi feito e saber que foi feito com gosto e prazer.

Daí tenho que concordar com Vanessa, porém fazendo uma ressalva: as coisas realmente acontecem quando a gente menos espera, mas não é tão por acaso que ocorre com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário