terça-feira, 11 de maio de 2010

Da difícil arte de se criar um blog


Blogs na verdade são redes de comunicações pessoais dos mais variados temas, onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de seu interesse que podem vir acompanhadas de figuras e sons de maneira dinâmica e fácil. Além de outras pessoas poderem colocar comentários sobre o que está sendo escrito.


É um dos meios de comunicação mais democráticos, em minha opinião, pois se tornou uma ferramenta onde pessoas trocam informações e conhecimentos de forma mútua. Numa maneira bem simples de se escrever, apenas relatando experiências ou colocando o critico que existe em cada um em prática. Com uma linguagem direta que deixa o leitor mais próximo do assunto.


Meus blogs favoritos são aqueles colaborativos, onde todos os membros postam, interagem e trocam experiências sobre assuntos de mesmo interesse. E recentemente fui chamada para participar de um. Achei super legal, afinal já faço parte e levanto a bandeira da blogosfera para incentivar a criação de novos blogs. Mas que nome por? Como será o layout?


Aff, ainda lembro a dificuldade que foi criar o nome deste e chegar ao presente layout. Foi quase uma semana queimando os neurônios para resumir em duas simples palavras que sofro da tão abençoada insônia (sim, abençoada, pois é de madrugada que trabalho e me concentro melhor) e minha cabeça fica a mil com os pensamentos.


O layout foi construido aos poucos, mudando uma coisa aqui outra ali, trabalhando nessa imagem como cabeçalho. Organizei melhor a disposição das coisas depois com tudo pronto e as cores definidas. Só depois de um ano é que ele ficou assim. Acho que ele tem um layout bacana hoje.


Acho que com esse novo vai ser nesse mesmo esquema: pensar num nome e ir trabalhando com o layout com o tempo. Mas aí é que está o q da questão, que nome por nesse colaborativo?


Tem que ser algo que tenha a cara de todos que vão participar e remeter ao que queremos, tem que ser algo bacana e que crie uma identidade, tem que ser algo que fale por si e, principalmente, ser algo que ainda não exista. Eis o maior problema e quase virando uma questão matemática. Já se foi uma semana, testamos uns seis nomes e apareceu na tela pela milésima vez que “o blog já existe”.


Que antipatia, tudo já existe. Daí comecei até a esculhambar nas tentativas, colocando os nomes que achava até improváveis, mas mesmo assim, todos já existiam. Como uma coisa que se tem como vantagem a facilidade de uso na forma de comunicação está sendo tão complicada. Se ainda fosse por falta de conhecimento de programação, mas não, é um simples nome.


E olha que nem foi por falta de verificar a disponibilidade em outros provedores. Me dá uma aflição toda vez que abro a página do WordPress e leio “Mostre quem você é! Comece um blog”. Ai, ai, queria já estar na fase das publicações.


Mas vamos ver no que vai dar isso, de qual vai ser o nome e quando é que vamos conseguir de fato colocá-lo no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário